Pollyanna Dias é estudante de Jornalismo e Relações Internacionais. Estagiária de Produção na TV Horizonte e colaboradora habitual do website Conjuntura Internacional. pollyanna.rdias@gmail.com
Notas sócioeconômica e política da América do Sul para a disciplina "Cibercultura e Jornalismo Digital", do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas
Internet & América Latina; Educação; Trabalho; Mídia;

NOTÍCIAS ENDEREÇADAS AO LEITOR

Postado por Pollyanna Dias | 08:01 | 1 comentários »

Acompanhei o noticiário sobre a América Latina pela editoria Internacional do jornal “El Pais”, um dos portais latinos de notícias mais aceitos e  como ressaltou o próprio editor de Internacional do Jornal Estado de Minas, Pablo Pires, o jornalismo espanhol  pauta o  jornal mineiro. Em três dias, de 06 a 09 de Abril, recebi notícias relacionadas a sustentabilidade, crise governamental, políticas econômicas, segurança nacional, direitos humanos, mobilização popular e mercado de empresas transnacionais. Todas chegaram na tela do computador, por meio  do BlogBridge e do GoogleReader, com o jeitinho inquieto dos latinos.

Os RSS são aplicativos que filtram sites e assuntos priorizados pelo usuário. Instalado ou cadastrado, pouco importa, a notícia é enderaçado ao leitor numa ágil oferta de informações. Na web  é simbolizado por um quadrado laranja de bordas arredondas e semi círculos em direção ao canto esquerdo.  Ao comparar ambos os leitores feed, BlogBridge e do GoogleReader, apenas o caminho de acesso à notícia é diferenciado. Mas, no final, o resultado é o mesmo: chegam mais e mais notícias atualizadas.

Para um jornal latino de referência e, por sua natureza, um reservatório de notícias latinas, a subetidora da América Latina publicou relativamente poucas manchetes. A praticidade do feed deixa claro o espaço de tempo em que uma notícia é publicada em relação à outra.  Ou, na pior hipótese, relembra a todos que o seguem a existência de determinado assunto.

Não apareceram notícias numa quantidade convulsiva. Foram nada mais, nada menos do que dez  notícias publicadas por dia. Diferente de quando testei filtrar apenas por assunto. Foram centenas de sites relacionados à América Latina em seus mais diversos enfoques. Sem contrariar minhas expectativas foram publicadas, na maioria das vezes, matérias relacionadas a algum tipo de crise. Em resposta, poucos leitores seguiam as páginas sobre a região. Pelo que tudo indica, o continente continua desinteressante para muitas pessoas. Até onde consegui observar,  o site  da BBC Mundo, na seção América Latina, conseguiu a adesão de quase 500 pessoas, a maior entre eles. 

1 comentários

  1. Daniela Serra // 7 de maio de 2010 às 04:55  

    Isso é o que é pior, não? A América Latina não matará ninguém por excesso de informações (pertinentes).
    Pollyana, alguns links enriqueceriam seu post.
    Um abraço,

Postar um comentário

A outra América © 2009. design by : Yanku Template | Sponsored by : Tutorial87 / Commentcute / Blogger Templates