Pollyanna Dias é estudante de Jornalismo e Relações Internacionais. Estagiária de Produção na TV Horizonte e colaboradora habitual do website Conjuntura Internacional. pollyanna.rdias@gmail.com
Notas sócioeconômica e política da América do Sul para a disciplina "Cibercultura e Jornalismo Digital", do curso de Jornalismo da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas
Internet & América Latina; Educação; Trabalho; Mídia;

INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL

Postado por Pollyanna Dias | 05:06 | 1 comentários »


O Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários para o Mercosul, ARCU-SUR, amplia a avaliação da qualidade do Ensino Superior, entre a Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile,  para o desenvolvimento regional.  Desde a sua criação, em 1991, o Mercado Comum do Sul, o Mercosul, incorpora ferramentas, para os Estados membros e associados ao bloco de integração regional,  com o intuito de promover a integração educacional na região. Para isso, foi criado o Setor Educativo do Mercosul (SEM).


Na primeira metade da década de 90, o SEM  mobilizou esforços em prol de medidas legais e técnicas para impulsionar a mobilidade dos alunos na região, intercâmbio de pessoas e conhecimentos científicos, técnicos e culturais. De 1995 em diante, em reação, foram implementados acordos de integração educacional com a participação da sociedade nos mais variados níveis, ensino fundamental, médio, técnico e universitário. De acordo com o Manual do SEM, disponível no portal do Mercosul, o Plano Operativo entre 2006 e 2010 é definido para:

   "formar un espacio educativo común, a través de la
 concertación de  políticas que  articulen la educación con el proceso de integración del MERCOSUR,
estimulando  la movilidad, el intercambio y la formación de
una identidad y ciudadanía regional, con el objeto de lograr una educación de calidad para todos, con atención especial a los sectores más vulnerables en un
proceso de desarrollo con justicia social y respeto a la diversidad cultural de los pueblos de la región.

 Elaborado desde 1998, com enfátivas mudanças em 2002,  o órgão combina os processos de autoavaliação institucional e, posteriormente, visitas de verificação nas universidades. Iniciado em 2004, os cursos de Agronomia, Engenharias e Medicina puderam se inscrever ao procedimento avaliativo. Ao longo de 2010 ainda serão analisados os cursos de Engenharias e Medicina. Agora, o mesmo procedimento abrangerá o curso de Odontologia. 



Na PUCMinas




O Curso de Medicina Veterinária da PUC Minas, em Betim, incorporou-se ao sistema de Acreditação do Mercosul em janeiro de 2010. Por enquanto, é a única instituição do ensino particular, junto a outras dez  universidades públicas do Brasil com departamento de Veterinária, que faz parte dos parâmetros de qualidade do bloco para o desenvolvimento intraregional.








1 comentários

  1. Daniela Serra // 22 de março de 2010 às 11:28  

    Oi Pollyanna,

    gostei da inovação de editar de verdade o áudio em um post.Muito bacana mesmo. Isso já valeu o exercício. Sua locução também está boa, a não ser por uns cortes (de edição, imagino) que deixaram a fala com alguns lapsos mesmo. Da próxima vez, tente gravar direto, sem interrupções e faça um texto também um pouco mais curto, ok?
    Abraço,

Postar um comentário

A outra América © 2009. design by : Yanku Template | Sponsored by : Tutorial87 / Commentcute / Blogger Templates